Lendo e gravando arquivos no delphi

Lendo e gravando arquivos no delphi

0

Lendo e gravando arquivos no delphi


Existem vários métodos em Delphi para gravar arquivos texto a partir de informações gravadas em bases de dados ou para ler arquivos texto e armazená-los em bases de dados. Esta dica apresenta um destes métodos: o uso de TextFiles. TextFile é um tipo de dado pré-definido no Delphi e corresponde ao tipo Text do Turbo Pascal e do Object Pascal. Inicialmente para acessar um arquivo de texto, você precisa definir uma variável tipo TextFile, no local que você achar mais apropriado, da seguinte forma:


var arq: TextFile;


Vamos precisar também de um variável tipo string para armazenar cada linha lida do arquivo:


var linha: String;


Antes de se iniciar a leitura do arquivo, precisamos associar a variavel TextFile com um arquivo fisicamente armazenado no disco:


AssignFile ( arq, 'C:AUTOEXEC.BAT' );


Reset ( arq );


A rotina AssignFile faz a associação enquanto Reset abre efetivamente o arquivo para leitura.AssignFile corresponde à Assign do Turbo Pascal. Em seguida é necessário fazer uma leitura ao arquivo, para isto utilizaremos a procedure ReadLn:


ReadLn ( arq, linha );


O comando acima lê apenas uma linha de cada vez, assim precisamos de um loop para efetuar várias leituras até que o arquivo acabe. Para verificar o fim do arquivo, utilizaremos a função Eof:


while not Eof ( arq ) do


Agora uma rotina quase completa para fazer a leitura de um arquivo texto. Esta rotina recebe como parâmetro o nome do arquivo que será lido:


procedure percorreArquivoTexto ( nomeDoArquivo: String );


var arq: TextFile;


linha: String;


begin


AssignFile ( arq, nomeDoArquivo );


Reset ( arq );


ReadLn ( arq, linha );


while not Eof ( arq ) do


begin


{ Processe a linha lida aqui. }


{ Para particionar a linha lida em pedaços, use a função Copy. }


ReadLn ( arq, linha );


end;


CloseFile ( arq );


end;


E também uma rotina quase completa para gravação de um arquivo texto. Esta rotina recebe como parâmetro o nome do arquivo que será gravado e uma tabela (TTable) de onde os dados serão lidos:


procedure gravaArquivoTexto ( nomeDoArquivo: String; tabela: TTable );


var arq: TextFile;


linha: String;


begin


AssignFile ( arq, nomeDoArquivo );


Rewrite ( arq );


tabela.First;


while not tabela.Eof do


begin


Write ( arq, AjustaStr ( tabela.FieldByName ( 'Nome' ).AsString, 30 ) );


Write ( arq, FormatFloat ( '00000000.00', tabela.FieldByName ( 'Salario' ).AsFloat ) );


WriteLn ( arq );


tabela.Next;


end;


CloseFile ( arq );


End


Note nesta segunda rotina, a substituição de Reset por Rewrite logo após o AssignFile. Rewrite abre o arquivo para escrita, destruindo tudo que houver lá anteriormente. Note também o uso de Write e WriteLn para gravar dados no arquivo texto. Finalmente note o uso de AjustaStr e FormatFloat para garantir que campos string e numericos sejam gravados com um número fixo de caracteres. FormatFloat é uma rotina do próprio Delphi enquanto AjustaStr está definida abaixo:


function AjustaStr ( str: String; tam: Integer ): String;


begin


while Length ( str ) < tam do


str := str + ' ';


if Length ( str ) > tam then


str := Copy ( str, 1, tam );


Result := str;


end;


O uso da função AjustaStr é fundamental quando você estiver gravando arquivos texto com registros de tamanho fixo a partir de bases de dados Paradox que usualmente não preenchem campos string com espaços no final.


Autor: Thyago Henrique Pacher
Nosso pessoal é especializado em produção de sistemas para nuvem de acordo com o que for necessário para sua empresa e altamente configurável. Entre em contato conosco e podera ter seu sistema até hoje mesmo com máximo de garantia de dados salvos na nuvem e podendo recupera-los a hora que quiser. Temos em nosso portfólio o desenvolvimento de bons e grandes sistemas cujo são voltados para condominios ficando em GestCCon Sistema Concierge, JedisaMunck site para muncks, Site para advogados Ronald Arruda, empresas de consignação de créditos, sites institucionais, sites para cursos online com integração a plataformas famosas tais como moodle.
Utilizamos no nosso dia a dia as melhores ferramentasimagem autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP