Branch no Git

3.5 Ramificação (Branching) no Git - Branches Remotos



Branches Remotos


Branches remotos são referências ao estado de seus branches no seu repositório remoto. São branches locais que você não pode mover, eles se movem automaticamente sempre que você faz alguma comunicação via rede. Branches remotos agem como marcadores para lembrá-lo onde estavam seus branches no seu repositório remoto na última vez que você se conectou a eles.

Eles seguem o padrão (remote)/(branch). Por exemplo, se você quer ver como o branch masterestava no seu repositório remoto origin na última vez que você se comunicou com ele, você deve ver o branch origin/master. Se você estivesse trabalhando em um problema com um colega e eles colocassem o branch iss53 no repositório, você poderia ter seu próprio branch iss53; mas o branch no servidor iria fazer referência ao commit em origin/iss53.

Isso pode parecer um pouco confuso, então vamos ver um exemplo. Digamos que você tem um servidor Git na sua rede em git.ourcompany.com. Se você cloná-lo, Git automaticamente dá o nome originpara ele, baixa todo o seu conteúdo, cria uma referência para onde o branch master dele está, e dá o nome origin/master para ele localmente; e você não pode movê-lo. O Git também dá seu próprio branch master como ponto de partida no mesmo local onde o branch master remoto está, a partir de onde você pode trabalhar (veja Figura 3-22).


Figura 3-22. Um comando clone do Git dá a você seu próprio branch master e origin/master faz referência ao branch master original.Se você estiver trabalhando no seu branch master local, e, ao mesmo tempo, alguém envia algo para git.ourcompany.com atualizando o branch master, seu histórico avançará de forma diferente. Além disso, enquanto você não fizer contado com seu servidor original, seu origin/master não se moverá (veja Figura 3-23).


Figura 3-23. Ao trabalhar local e alguém enviar coisas para seu servidor remoto faz cada histórico avançar de forma diferente.Para sincronizar suas coisas, você executa o comando git fetch origin. Esse comando verifica qual servidor "origin" representa (nesse caso, é git.ourcompany.com), obtém todos os dados que você ainda não tem e atualiza o seu banco de dados local, movendo o seu origin/master para a posição mais recente e atualizada (veja Figura 3-24).


Figura 3-24. O comando git fetch atualiza suas referências remotas.Para demostrar o uso de múltiplos servidores remotos e como os branches remotos desses projetos remotos parecem, vamos assumir que você tem outro servidor Git interno que é usado somente para desenvolvimento por um de seus times. Este servidor está em git.team1.ourcompany.com. Você pode adicioná-lo como uma nova referência remota ao projeto que você está atualmente trabalhando executando o comando git remote add como discutimos no capítulo 2. Dê o nome de teamone, que será o apelido para aquela URL (veja Figura 3-25).


Figura 3-25. Adicionando outro servidor remoto.Agora, você pode executar o comando git fetch teamone para obter tudo que o servidor teamonetem e você ainda não. Por esse servidor ter um subconjunto dos dados que seu servidor origin tem, Git não obtém nenhum dado, somente cria um branch chamado teamone/master que faz referência ao commit que teamone tem no master dele (veja Figura 3-26).


Figura 3-26. Você consegue uma referência local para a posição do branch master do teamone.

Enviando (Pushing)


Quando você quer compartilhar um branch com o mundo, você precisa enviá-lo a um servidor remoto que você tem acesso. Seus branches locais não são automaticamente sincronizados com os remotos — você tem que explicitamente enviar (push) os branches que quer compartilhar. Desta maneira, você pode usar branches privados para o trabalho que não quer compartilhar, e enviar somente os branches tópicos em que quer colaborar.

Se você tem um branch chamado serverfix e quer trabalhar com outros, você pode enviá-lo da mesma forma que enviou seu primeiro branch. Execute o comando git push (remote) (branch):
$ git push origin serverfix
Counting objects: 20, done.
Compressing objects: 100% (14/14), done.
Writing objects: 100% (15/15), 1.74 KiB, done.
Total 15 (delta 5), reused 0 (delta 0)
To git@github.com:schacon/simplegit.git
* [new branch] serverfix -> serverfix

Isso é um atalho. O Git automaticamente expande o branch serverfix para refs/heads/serverfix:refs/heads/serverfix, que quer dizer, "pegue meu branch local serverfix e envie para atualizar o branch serverfix no servidor remoto". Nós vamos ver a parte de refs/heads/ em detalhes no capítulo 9, mas em geral você pode deixar assim. Você pode executar também git push origin serverfix:serverfix, que faz a mesma coisa — é como, "pegue meu serverfix e o transforme no serverfix remoto". Você pode usar esse formato para enviar (push) um branch local para o branch remoto que tem nome diferente. Se você não quer chamá-lo de serverfix no remoto, você pode executar git push origin serverfix:awesomebranch para enviar seu branch local serverfix para o branch awesomebranch no projeto remoto.

Na próxima vez que um dos seus colaboradores obtiver dados do servidor, ele terá uma referência para onde a versão do servidor de serverfix está no branch remoto origin/serverfix:
$ git fetch origin
remote: Counting objects: 20, done.
remote: Compressing objects: 100% (14/14), done.
remote: Total 15 (delta 5), reused 0 (delta 0)
Unpacking objects: 100% (15/15), done.
From git@github.com:schacon/simplegit
* [new branch] serverfix -> origin/serverfix

É importante notar que quando você obtém dados que traz novos branches remotos, você não tem automaticamente copias locais e editáveis. Em outras palavras, nesse caso, você não tem um novo branch serverfix — você tem somente uma referência a origin/serverfix que você não pode modificar.

Para fazer o merge desses dados no branch que você está trabalhando, você pode executar o comando git merge origin/serverfix. Se você quer seu próprio branch serverfix para trabalhar, você pode se basear no seu branch remoto:
$ git checkout -b serverfix origin/serverfix
Branch serverfix set up to track remote branch refs/remotes/origin/serverfix.
Switched to a new branch "serverfix"

Isso dá a você um branch local para trabalhar que começa onde origin/serverfix está.

Branches Rastreados (Tracking branches)


Baixar um branch local a partir de um branch remoto cria automaticamente o chamado tracking branch(branches rastreados). Tracking branches são branches locais que tem uma relação direta com um branch remoto. Se você está em um tracking branch e digita git push, Git automaticamente sabe para que servidor e branch deve fazer o envio (push). Além disso, ao executar o comando git pull em um desses branches, é obtido todos os dados remotos e é automaticamente feito o merge do branch remoto correspondente.

Quando você faz o clone de um repositório, é automaticamente criado um branch master que segue origin/master. Esse é o motivo pelo qual git push e git pull funcionam sem argumentos. Entretanto, você pode criar outros tracking branches se quiser — outros que não seguem branches em origin e não seguem o branch master. Um caso simples é o exemplo que você acabou de ver, executando o comando git checkout -b [branch] [nomeremoto]/[branch]. Se você tem a versão do Git 1.6.2 ou mais recente, você pode usar também o atalho --track:
$ git checkout --track origin/serverfix
Branch serverfix set up to track remote branch refs/remotes/origin/serverfix.
Switched to a new branch "serverfix"

Para criar um branch local com um nome diferente do branch remoto, você pode facilmente usar a primeira versão com um nome diferente para o branch local:
$ git checkout -b sf origin/serverfix
Branch sf set up to track remote branch refs/remotes/origin/serverfix.
Switched to a new branch "sf"

Agora, seu branch local sf irá automaticamente enviar e obter dados de origin/serverfix.

Apagando Branches Remotos


Imagine que você não precise mais de um branch remoto — digamos, você e seus colaboradores acabaram uma funcionalidade e fizeram o merge no branch master remoto (ou qualquer que seja seu branch estável). Você pode apagar um branch remoto usando a sintaxe git push [nomeremoto] :[branch]. Se você quer apagar seu branch serverfix do servidor, você executa o comando:
$ git push origin :serverfix
To git@github.com:schacon/simplegit.git
- [deleted] serverfix

Boom. O branch não existe mais no servidor. Talvez você queira marcar essa página, pois precisará desse comando, e provavelmente esquecerá a sintaxe. Uma maneira de lembrar desse comando é pensar na sintaxe de git push [nomeremoto] [branchlocal]:[branchremoto] que nós vimos antes. Se tirar a parte [branchlocal], basicamente está dizendo, “Peque nada do meu lado e torne-o [branchremoto].”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP