As 11 melhores ferramentas de análise de palavras-chave

Independente se você quer fazer uma campanha no Adwords, uma estratégia de marketing de conteúdo ou uma otimização SEO, um dos passos mais importantes é buscar e analisar as palavras-chave que deseja utilizar no seu trabalho.

Dentro dessa linha, existem diversas ferramentas de palavras-chave gratuitas e pagas que ajudam em diferentes processos, dentre eles:

  • Buscar e ter ideias de novas palavras-chave

  • Espionagem de palavras-chave de competidores

  • Análise de dificuldade Adwords

  • Análise de dificuldade orgânica


No post de hoje, falaremos sobre as 11 melhores ferramentas de palavras-chave e o que cada uma delas oferece.

Mas fique tranquilo! Você não precisa saber usar cada uma delas! O fato de existirem tantas ferramentas apenas aumenta a probabilidade de que você consiga se adaptar a alguma delas com mais facilidade. No final do post, também temos um resumo com o que consideramos os pontos fracos e fortes de cada uma delas.

Vamos a elas!

Seo Idea SEO Search Engine Optimization on crumpled paper

Keyword planner


Keyword planner ou planejador de palavras-chave é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google.

Essa ferramenta permite buscar algum assunto e obter como resposta uma série de palavras-chave relacionadas que são buscadas pelos usuários do Google.

Dentro dessa lógica, ela também mostra o volume de busca de cada uma delas, a competição e valor sugerido do lance no Adwords.

É uma excelente ferramenta para iniciar o seu planejamento quer seja para o Adwords, quer seja para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

Semrush


Semrush é uma ferramenta que permite analisar além do domínio de um competidor, a competição de uma determinada palavra-chave.

Além das informações contidas no keyword planner, o Semrush também mostra os sites que hoje estão ranqueando organicamente para aquela palavra-chave e quais são os anúncios existentes no Adwords.

Apesar de mais completa do que o Keyword planner, a ferramenta peca para palavras-chave que possuem pouco volume e possui um número de análises diárias limitadas na versão gratuita.

A versão premium começa a partir de R$263,00.

Keyword tool


Keyword Tool é uma ferramenta muito útil e interessante para buscar novos termos e rankear nos mecanismos de pesquisa.

A ferramenta possui uma versão grátis e uma versão premium da mesma forma que o Semrush, onde exibe algumas informações adicionais, como: Volume de buscas, CPC e concorrência.

Além de todas as funcionalidades tradicionais, seu grande diferencial fica por conta de sua interface. É uma das ferramentas mais fáceis de se usar.

Ubersuggest


Assim como as demais ferramentas, a  Ubersuggest é também uma ótima ferramenta para busca de keywords de longa cauda buscados no site do Google.

O grande diferencial dessa ferramenta de SEO é a possibilidade de obter resultados das buscas do Google em texto, do Google Imagens, Google News, shopping, vídeo ou recipes.

Além disso, uma das principais propostas da Ubersuggest é de lhe mostrar palavras-chave que não aparecem no Google Keyword Planner.
Visão além do alcance com essas ferramentas de palavras chaves

Visão além do alcance com essas ferramentas de palavras-chave




Search combination tool


Com essa ferramenta, você pode criar uma grande lista de novas palavras-chave, pois a principal ideia dessa ferramenta é Inserir palavras relacionadas nos respectivos campos para gerar uma combinação de termos.

Essa é uma ferramenta que pode ser útil especialmente para situações onde você quer descobrir e ter ideias para palavras-chave de long-tail.

Assim, a Search combination tool pode ser extremamente útil para determinadas situações

Google search console


Essa ferramenta faz parte das nossas técnicas ninjas de como encontrar oportunidades de palavras-chave.

O search console pode ser extremamente útil para o seu planejamento se você já realiza algum tipo de estratégia de marketing de conteúdo (clique aqui se você quiser saber mais sobre esse tipo de estratégia), pois ela permite te direcionar exatamente para as palavras-chave que podem trazer mais resultado para o seu negócio em termos de velocidade e volume.

Keyword Spy


A proposta do Keyword Spy é diferente de todas as demais ferramentas. Ao invés de buscar simplesmente palavras-chave relacionadas a um tema específico, a ferramenta permite analisar quais são as keywords que os seus competidores estão ranqueando.

Dessa forma, é possível entender o que os seus competidores estão pegando hoje e montar uma estratégia própria para superar eles na competição delas.

Lembre-se sempre: um ninja deve conhecer o seu inimigo como conhece o seu amigo.

Moz


A Moz possui uma série de ferramentas únicas para um profissional de SEO.

Dentre elas, a mais interessante em termos de análise de palavras-chave é a keyword difficulty. Essa ferramenta, ao contrário do keyword planner, permite entender o nível de competição orgânica de uma determina palavra-chave em uma escala de 0 a 100.

O grande problema é que o Moz é uma ferramenta paga com planos começando em R$200,00/mês.

Spy Fu


SpyFu permite ter uma boa avaliação sobre o impacto e o valor das palavras-chave.

Ela vai muito além de simples estatísticas, oferecendo dados muito mais elaborados e detalhados.

Uma funcionalidade única é que você pode verificar como os seus competidores se saíram ao utilizar determinadas palavras-chave. Infelizmente, essa grande característica só está disponível para as pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Inglaterra.

Mozbar


O MozBar, diferentemente do Moz, é uma extensão para navegador.

A ferramenta permite que você entre em um site e obtenha informações sobre o domínio do site e também sobre as palavras-chave que estão sendo focadas.

É uma ferramenta gratuita e bem útil!

WordStream


WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave muito boa.

A ferramenta fornece frases de cauda longa mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que as que mostramos acima.

O site diz ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia.

Qual é a melhor ferramenta de palavra-chave?


supermarca

Super ferramenta!




Não existe uma resposta única para essa pergunta. De fato, a melhor ou melhores são as que você conseguir se adaptar melhor. Como experiência pessoal, por exemplo, a primeira ferramenta que eu conheci foi o Keyword Planner, e por isso acabei me acostumando com ela.

Um pouco mais para frente nos meus estudos de SEO, encontrei o MOZ que me agradou bastante em relação a buscas de palavras de longa-cauda, algo que incorporei em um segundo momento nas minhas rotinas.

Em resumo, o prós e contras de cada uma delas pode ser resumido da seguinte forma:

  • Keyword Planner

    • Prós: Facilidade de usar; Identificação de competição e preço sugerido do Adwords; Possibilidade de exportação xls; Possibilidade de extrema segmentação; Incorporado ao Adwords; Gratuito.

    • Contras: Incapacidade de analisar competidores; Falta de dados de competidores; Falta de dados sobre SERP.



  • Semrush

    • Prós: Permite avaliar principais players para cada palavra-chave; Identificar palavras-chave dos seus competidores; Amostra de SERP; Inclui várias outras ferramentas úteis.

    • Contras: Estimativa de volume de busca bastante imprecisa; Falta de segmentação; Caro.



  • Search Combination Tool

    • Prós: Excelente para criar listas de palavras-chave de longa cauda.

    • Contras: Útil apenas para isso!



  • Google search console

    • Prós: O search console é obrigatório para qualquer um que queira trabalhar com SEO!  Precisão nos dados do seu site e de volume de busca; Identificação de posicionamento; Permite encontrar inúmeras oportunidades.

    • Contras:  Falta de relatório que permita sincronizar Páginas x Consultas.



  • Keyword SPY

    • Prós: Excelente ferramenta de palavra-chave para identificar ranqueamento e estratégias do seu competidor.

    • Contras: Limitado para uso no Brasil.



  • Moz

    • Prós: Estimativa de competição orgânica para cada keyword; Ferramenta de comparação de oportunidade entre palavras; Excelente para pesquisa de palavras-chave de longa cauda.

    • Contras: Estimativas de volume e competição muitas vezes imprecisas para o Brasil; Caro.



  • SpyFU

    • Prós: Identificar palavras-chave dos seus competidores; Simular cenários diferentes de ranqueamento; Análises financeiras.

    • Contras: É muito limitado porque só permite basicamente analisar o competidor.



  • Mozbar

    • Prós: Análises rápidas e fáceis de palavras-chave, posicionamento e competidores.

    • Contras: Limitado para análises mais profundas.



  • Wordstream

    • Prós: Muito bom para análises de palavras-chave de longa cauda.

    • Contras: Funções limitadas; Impossibilidade de extrair relatórios.




A minha recomendação é você utilizar uma combinação entre elas, de forma a completar as suas funções. Apenas como exemplo, para os nossos clientes utilizamos a seguinte combinação:

  1. Google Keyword Planner – Planejamento inicial de palavras-chave

  2. Moz – Análise de competição orgânica

  3. Moz & Semrush – Planejamento de palavras-chave de longa cauda

  4. Google Search Console – Acompanhamento de posicionamento


De vez em quando também utilizamos o SpyFu para fazer análises competitivas.

E aí?! Qual ferramenta de palavra-chave você considera a melhor?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Api para correspondente bancário - Analise Info