Você realmente precisa de um segundo monitor para codificar?

 

Você realmente precisa de um segundo monitor para codificar?

Muitos desenvolvedores usam um sistema multi-monitor. Normalmente, haverá um monitor principal para o editor de código e um monitor auxiliar para coisas adicionais. Então, você deve investir em um monitor secundário, ou é apenas uma moda?

A resposta depende de como você aprende a usar o segundo monitor. Considere esses cenários de segunda tela:

✅ Você usa seu segundo monitor para olhar as referências de código: manuais, arquivos de ajuda, StackOverflow, etc.

✅ Se você é um desenvolvedor web ou um aplicativo, você usa seu segundo monitor para testar instantaneamente seu código.

✅ Se você é um engenheiro de QA (ou travar bugs de fixação após QA), você reserva a tela secundária para tarefas ou bugs.

Todos esses cenários têm uma coisa em comum: você tem os dois processos relacionados ao trabalho que ajudam você a alcançar seu objetivo atual. Por exemplo, se você está escrevendo código com uma nova biblioteca, você precisa absolutamente de suas referências em mãos. Alternar entre seu IDE e seu navegador pode ser demorado e distrativo. Então, neste caso, é melhor tê-los abertos em duas telas lado a lado.

No entanto, alguns cenários de segunda tela são contraprodutivos e levam a distrações em vez de maior produtividade:

❌ o Slack, o aplicativo de e-mail ou mensagens com chats de trabalho em execução. Não há nada mais perturbador do que ter seus colegas conversando com você o dia todo. Se você quiser se concentrar, basta sair do seu aplicativo de mensagens por uma hora. Eles vão esperar. O mundo não vai acabar em uma hora que você está fora de seu mensageiro.

❌ mídias sociais. Se você tem o Facebook aberto como você codifica, e você não é um desenvolvedor do Facebook, as chances são de que você está perdendo seu tempo. O Facebook e outros aplicativos de mídia social são projetados para mantê-lo distraído, fora de foco e contraproducente. Não há literalmente pior maneira de matar sua produtividade do que ter o Facebook aberto em uma guia separada. Especialmente durante o ano eleitoral.

❌ programas de TV. Se você trabalha em casa, você pode ficar tentado a assistir alguns Netflix como você faz algumas tarefas de programação mundanas. Você pode dizer a si mesmo que é uma boa distração que mantém seu espírito para cima. No entanto, a verdade é que seu cérebro não pode funcionar assim.

Aqui está o que realmente acontece quando você tem um episódio em segundo plano:

  • Às vezes você se concentra em sua codificação enquanto você perde partes do show. Então, para entender o que acabou de acontecer, você precisa voltar atrás, o que quebra seu foco.
  • Mas, mais frequentemente, você se distrai assistindo o que está acontecendo no programa, enquanto sua tarefa de programação é posta em espera. O trabalho não é feito, mas você não pode relaxar totalmente também porque você está dizendo a si mesmo que você está realmente fazendo o trabalho.

Aqui está um conselho:se você quiser assistir binge-watch que temporada, basta fazê-lo. Feche seu IDE, ando de volta ao seu projeto e observe tudo. Aproveite e - uma vez feito - volte ao trabalho, energizado e motivado. Não misture trabalho com brincadeira.

Então, você deve obter uma segunda tela para o trabalho? Claro, por que não. Mas você também pode trabalhar muito eficientemente na tela que você tem agora se você realmente entender quais são suas necessidades:

  • Se você precisar de referências constantes, basta manter as janelas abertas lado a lado.
  • Criar alguns arranjos de janelas pré-definidos para vários tipos de fluxos de trabalho (como escrever código, depuração, testes, etc.)
  • Use desktops e visualizações virtuais para alternar contextos. Por exemplo, você pode manter todos os seus e-mails e mensageiros em um espaço de trabalho secundário — dessa forma, você só pode acessá-los quando você mudar de seu fluxo de trabalho principal. Criar limites entre focar e distrair fluxos de trabalho é sempre uma ótima ideia.

Achou útil este artigo sobre produtividade e tecnologia? Você pode estar interessado em aprender mais sobre o Practicum. Oferecemos educação online e mentoria para ajudá-lo a desenvolver sua carreira em tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP