MySQL source :: Comando para executar scripts SQL

MySQL source :: Comando para executar scripts SQL





Ao tentar importar um banco me deparei com a limitação do phpMyAdmin em lidar com arquivos grandes. Para executar a importação a ferramenta precisa fazer o upload arquivo SQL para servidor e isso esbarra nas configurações do PHP que limita tamanho de arquivos para upload, por padrão 2MB. Para resolver o assunto sem precisar recorrer a configurações de servidor ou do phpMyAdmin precisei apenas do meu terminal e do comando que dá título ao post. Quero registrar aqui para consultas futuras como lidar com esse problema, então vou fazer o passo-a-passo de como executar um script SQL através do terminal cobrindo desde a conexão com o servidor até execução do comando source.

1. Conexão com o servidor


O primeiro passo é conectar ao servidor mysql onde vamos executar o script, para isso precisamos saber:

  • Nome do Host

  • Nome de usuário do banco

  • Senha para o usuário do banco


Com isso abra o terminal e digite:

mysql -u user -h host -p

Explicando: mysql chamada para o software cliente do mysql, que precisa estar instalado no computador. A opção -u defini o usuário (user) e a opção -h o host (host) a opção -p informa que é necessário uma senha para efetuar a conexão que será pedida logo após executar o comando acima.

Se não houver nenhum erro e a conexão for bem sucedida o prompt do terminal ficará assim:

MySQL source :: Comando para executar scripts SQL

2. Executando o script SQL


Agora que estamos conectados ao servidor basta executarmos o comando source, que obrigatoriamente recebe um arquivo como parâmetro, devemos passar o caminho completo para o arquivo que deve estar em algum lugar no seu pc. Não sei se é possível utilizar arquivos que estão no servidor, isso eu não testei. Para executar o comando basta digitar o seguinte:

source caminho\completo\para\arquivo.sql;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP