jQuery: dicas de otimização e performance

Performance é um aspecto muito importante em aplicações web

#1: Mantenha-se atualizado


Procure utilizar sempre a última versão estável do jQuery. A cada nova versão lançada são introduzidas inúmeras melhorias de performance nos métodos do framework.

#2: Não utilize jQuery!


Em alguns momentos não é necessário utilizar jQuery. Apesar de ser fácil de utilizar e muito mais bonito de ler, o framework é apenas mais uma camada no desenvolvimento, uma “maquiagem” para o Javascript.

Em projetos pequenos você pode, se quiser, abolir totalmente o jQuery: é realmente necessário incluir os ~30kb do framework? Não dá pra resolver com Javascript puro?

#3: Seletores


Procure sempre ser o mais específico possível em um seletor. Quanto mais específico, mais rápido. Opte sempre por utilizar o ID do elemento. Mesmo quando for preciso utilizar uma classe no seletor, utilize o ID do elemento pai.

#4: Cache de elementos


Esta é uma dica simples, mas que pode adicionar ganhos de performance consideráveis. Procure sempre armazenar em uma variável o objeto jQuery retornado por um seletor, principalmente quando o seletor está dentro de um loop.

#5: Encadeamento de métodos


Encadear métodos sempre foi uma das funcionalidades mais legais do jQuery e, se você ainda não faz uso dessa técnica, é por aqui que você deve começar.

#6: DOM


Qualquer tipo de manipulação no DOM envolve um processo bem lento. No geral, você deve fugir desse tipo de implementação, principalmente se ela não possuir nenhum tipo de cache.

O ideal é manipular já com os dados finais e completos. Não manipule o DOM em um loop, por exemplo.

#7: DRY (Don’t Repeat Yourself)


O jQuery disponibiliza um alto nível de personalização, permitindo que você escreva seus seletores e seus plugins.

Evite repetir blocos de código. Evite repetir seletores. Evite repetir manipulações no DOM (faça tudo o que precisa fazer uma única vez!). Esta é uma dica muito importante para performance, já que qualquer código repetido significa alguns bytes ou kbytes a mais na sua aplicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP