Aplicativo em camadas

Aplicativo em camadas


Para se utilizar de um padrão correto e em camadas basta colocar 3 pastas e separar por regra de negócios onde vai toda a validação, visão onde aparecem somente formulários, e a ultima sendo a persistencia onde vai toda a comunicação com o banco de dados


Aplicativos de dados N-tier são aplicativos de dados que são separados em várias camadas. Também chamados "aplicativos distribuídos" e "aplicativos multicamadas", aplicativos de n camadas separam o processamento em camadas discretas que são distribuídas entre o cliente e o servidor. Ao desenvolver aplicativos que acessam dados, você deve ter uma separação clara entre as várias camadas que compõem o aplicativo.

Um aplicativo de n camadas típico inclui uma camada de apresentação, uma camada intermediária e uma camada de dados. A maneira mais fácil para separar as várias camadas em um aplicativo de n camadas é criar projetos distintos para cada camada que você deseja incluir no seu aplicativo. Por exemplo, a camada de apresentação pode ser um aplicativo de Formulários do Windows, enquanto a lógica de acesso a dados pode ser uma biblioteca de classes localizada na camada intermediária. Além disso, a camada de apresentação pode se comunicar com a lógica de acesso a dados na camada intermediária com um serviço como um serviço. Separar componentes do aplicativo em camadas separadas aumenta a facilidade de manutenção e escalabilidade do aplicativo. Ele faz isso permitindo adoção mais fácil de novas tecnologias que podem ser aplicadas a uma camada única sem precisar recriar a solução inteira. Além disso, aplicativos de n camadas normalmente armazenam informações sigilosas na camada intermediária, que mantém isolamento da camada de apresentação. intermediária.

Visual Studio contém vários recursos para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de n camadas:




A camada de apresentação é a camada na qual os usuários interagem com um aplicativo. Ela geralmente também contém lógica adicional do aplicativo. Componentes típicos da camada de apresentação incluem o seguinte:

A camada de apresentação normalmente acessa a camada intermediária usando uma referência de serviço (por exemplo, um aplicativo de Serviços do Windows Communication Foundation e WCF Data Services no Visual Studio ). A camada de apresentação não acessa diretamente a camada de dados. A camada de apresentação se comunica com a camada de dados por meio do componente de acesso a dados na camada intermediária.





A camada intermediária é a camada que a camada de apresentação e a camada de dados usam para se comunicar. Componentes típicos da camada intermediária incluem o seguinte:

  • Lógica comercial, como regras comerciais e validação de dados.

  • Componentes de acesso a dados e lógica, como a seguir:



A ilustração a seguir mostra os recursos e tecnologias que estão disponíveis no Visual Studio e onde eles podem caber na camada intermediária de um aplicativo de n camadas.

Camada intermediária

Middle tier componentsA camada intermediária normalmente se conecta à camada de dados usando uma conexão de dados. Esta conexão de dados é normalmente armazenada no componente de acesso a dados.





A camada de dados é basicamente o servidor que armazena os dados de um aplicativo (por exemplo, um servidor executando o SQL Server).

A ilustração a seguir mostra os recursos e tecnologias que estão disponíveis no Visual Studio e onde eles podem caber na camada de dados de um aplicativo de n camadas.

Camada de dados

Data tier componentsA camada de dados não pode ser acessada diretamente a partir do cliente na camada de apresentação. Em vez disso, o componente de acesso a dados na camada intermediária é usado para comunicação entre as camadas de dados e de apresentação.




Autor: Thyago Henrique Pacher

Nosso pessoal é especializado em produção de sistemas para nuvem de acordo com o que for necessário para sua empresa e altamente configurável. Entre em contato conosco e podera ter seu sistema até hoje mesmo com máximo de garantia de dados salvos na nuvem e podendo recupera-los a hora que quiser. Temos em nosso portfólio o desenvolvimento de bons e grandes sistemas cujo são voltados para condominios ficando em GestCCon Sistema Concierge, JedisaMunck site para muncks, Site para advogados Ronald Arruda, empresas de consignação de créditos, sites institucionais, sites para cursos online com integração a plataformas famosas tais como moodle.
Utilizamos no nosso dia a dia as melhores ferramentasimagem autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP