Plano de negócio empresa de Sistemas

Plano de negócio empresa de Sistemas

0

Plano de negócio  empresa de Sistemas


PLANO DE NEGÓCIO


CORDOBA


PONTA GROSSA


2012


LISTA DE FIGURAS


Figura 1 - Fluxograma processos de produção    15


Figura 2 - Organograma empresa    16


LISTA DE QUADROS


Quadro 1 - Relação de fornecedores    7


Sumário


1
SUMÁRIO EXECUTIVO    4


2
DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO    5


2.1
ATIVIDADE ECONÔMICA:    5


2.2
ÁREA E SETOR DA ECONOMIA:    5


2.3
NÚMERO CNA:    5


2.4
CLASSIFICAÇÃO JURIDICA:    5


2.5
PROPRIETÁRIOS (NOME E FORMAÇÃO)    6


2.6
DADOS GERAIS SOBRE A EMPRESA:    6


3
ESTUDO DE MERCADO    7


3.1
DESCRIÇÃO DO CONSUMIDOR (CLIENTES)    7


3.1.1
Fatores Demográficos    7


3.1.2
Fatores Psicográficos    7


3.1.3
Fatores Comportamentais    7


3.2
CONCORRENTES    8


3.3
FORNECEDORES    8






  1. SUMÁRIO EXECUTIVO




Este documento apresenta o plano de negócio da Empresa Cordoba, que tem como atividade econômica Desenvolvimento de Sistemas. Trata-se de um empreendimento criado em 22/03/2012, para atuação na cidade de Ponta Grossa no estado do Paraná. O valor do investimento inicial é de aproximadamente R$ 20.000,00.



  1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO




Dentro desse capítulo será comentado sobre a descrição do empreendimento.



  1. ATIVIDADE ECONÔMICA:




A empresa é voltada para o desenvolvimento de sistemas.



  1. ÁREA E SETOR DA ECONOMIA:




O empreendimento encontrasse situado na área de informática e no setor de prestação de serviços, ou seja, terciário.



  1. NÚMERO CNA:




O número de CNA é relativo a Classificação Nacional da Atividade Econômica, que é o número representativo a qual atividade a empresa realiza. A empresa tem como número representativo do CNA 6201-5/00 onde significa que ela pertence ao grupo de desenvolvimento de programas de computador com pedidos em encomenda.




  1. CLASSIFICAÇÃO JURIDICA:




A classificação dada ao empreendimento que foi pensado é de Empresário Individual, pois pensasse em começar por baixo para depois poder aos poucos ir aumentando e contratando mais pessoas.



  1. PROPRIETÁRIOS (NOME E FORMAÇÃO)




Os proprietários do empreendimento a primeiro momento devido a classificação jurídica de a empresa ser empresário individual vão ser somente uma pessoa. O proprietário dessa nova empresa se ela vir a ser aberta será Thyago Henrique Pacher onde o mesmo com curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.



  1. DADOS GERAIS SOBRE A EMPRESA:




No primeiro momento como a empresa é de classificação jurídica voltada como empresário individual então levará o nome do proprietário na razão social, ou seja, Thyago Henrique Pacher. Para o nome fantasia fica a livre escolha do proprietário da empresa que ficou estabelecido como Cordoba o seu nome e o telefone para contato é (42)32221365.



  1. ESTUDO DE MERCADO




Dentro desse capítulo será mostrado como foi realizado o estudo de mercado e a que público alvo tem a empresa.



  1. DESCRIÇÃO De CLIENTES




Quanto ao público alvo é visto pessoas físicas que realizam trabalho autônomo, principalmente morador de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Mas também pessoas jurídicas, principalmente as de pequeno porte que têm a necessidade da criação do gerenciamento em algo da empresa. A região de atendimento envolve a cidade de Ponta Grossa e depois com o crescimento da empresa também visa o aumento da região atendida.



  1. Fatores Comportamentais




As ocasiões de compra são feitas por vendedores oferecendo para empresas que necessitem deste software de gerenciamento de acordo como acharem necessários e virem essa necessidade dentro da empresa. Os benefícios procurados são sempre a melhoria no gerenciamento da empresa que venha a comprar o programa.



  1. CONCORRENTES




As empresas que se encontram como as principais concorrentes são a Catargo que faz o desenvolvimento de programas e sites e também temos ainda a empresa WebStorn que desenvolve sites somente em PHP. A localização de ambas as empresas é na região central de Ponta Grossa.

Os pontos fortes de ambas as empresas são a boa estruturação e os vários anos que já estão no mercado que os fazem ser o mais respeitado. Já para pontos fracos da empresa Catargo talvez fosse o baixo pagamento realizado a seus funcionários, informação constatada por conhecidos que trabalham na mesma. Na empresa WebStorn o seu ponto fraco é que atualmente fazem somente sites sem a realização de programação para desktop.



  1. FORNECEDORES




Para as empresas fornecedoras teremos a tabela 01.








































TIPO DE MATÉRIA-PRIMA



EMPRESA FORNECEDORA



CIDADE DE LOCALIZAÇÃO



COMPUTADORES (2)



HP OU DELL



ENCONTRADO MERCADO.



NETBEANS



ORACLE (GRATUITO)



INTERNET



MODELAGEM DE BANCO



BRMODELO (GRATUITO)



INTERNET



MODELAGEM UML



STARUML (GRATUITO)



INTERNET



CRIAÇÃO DE CRONOGRAMA



OPEN PROJECT (GRATUITO)



INTERNET



PACOTE OFFICE



BROFFICE (GRATUITO)



INTERNET




Quadro 1 - Relação de fornecedores


Fonte - Autoria própria






  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO





  2. MISSÃO DA EMPRESA




Faremos programas de computador com qualidade constante e sempre procurando a melhoria, mas também prezando pela entrega mais rápida e atendendo a comunidade dos Campos Gerais.



  1. VISÃO




Nossa visão é dita com a seguinte frase: "sermos o modelo e referência de qualidade e confiabilidade na área de desenvolvimento de programas nos Campos Gerais".



  1. METAS




As metas relacionadas para atingir nossos objetivos são:


  • Aumentar a cada ano 10 clientes em uma cidade diferente.





  1. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL




Envolve abranger mercados que outras empresas não dão importância para assim crescer com esses clientes e então com a nossa empresa estão mais estruturada começar a abranger a todos os mercados que estiverem nos Campos Gerais.



  1. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL




As ações de responsabilidade social envolvem o compromisso com legislações Ambiental, Segurança, Vigilância Sanitária entre outros e ainda o compromisso com a ética e com a comunidade, dentre essas ações as atitudes que pretendemos tomar seriam:


  • Ambiental: implantar coleta seletiva como forma de melhorar a separação do lixo, e talvez até um reaproveitamento de papel como rascunho.


  • Segurança: extintores em lugares bem localizados como forma de ajudar a prevenir de incêndios;


  • Vigilância Sanitária: manter o local de trabalho constantemente limpo.


  • Compromisso com a ética: Sempre cumprir o que foi exigido pelo contrato e não evitar fazer sugestões como forma de diminuir o trabalho, mas sim pensando para o cliente estar sempre satisfeito;


  • Compromisso com a comunidade: Pretende-se estabelecer que todas as pessoas que venham a ser contratadas sejam sempre da região onde a empresa tem atendimento, assim valorizando a comunidade que usa de nossos projetos para desenvolver programas.





  1. PLANO DE NEGÓCIOS





  2. Descrição dos produtos ou serviços oferecidos




O serviço é o desenvolvimento de sistema de software e de sites, sendo que a tecnologia utilizada para o desenvolvimento dos sistemas irá ser o Java devido ao mesmo ser multiplataforma e possibilitar a orientação a objetos. Já para o desenvolvimento de sites iremos utilizar PHP e Java Web sendo este último composto pela utilização de páginas em JSP e utilização de javascript.

Sendo ainda que para o desenvolvimento em páginas PHP pretende-se fazer a utilização do framework yii onde o mesmo faz a geração automática de sites com CRUD a partir do banco de dados, coisa que facilita e muito o serviço.



  1. formação de preço




Para o estabelecimento do preço envolvido primeiramente será feito a comparação com outras empresas do ramo, e após será calculada de acordo com o tipo de projeto e também com base na hora de trabalho por pessoa envolvida. Para sermos mais precisos no estabelecimento de preços foram pontuados os seguintes:


  • Preço de um desenvolvedor que de suporte tanto a sites e a sistema desktop, levando-se em conta que este seria a principio o proprietário da empresa.


  • Contas de água, luz, telefone.


  • Despesas bancárias e de contabilidade


  • Material de expediente e o preço para possíveis propagandas que seriam realizadas.


  • Pró-labore para o proprietário.


Sendo que para saber quanto custara cada preço foi colocado no capitulo sete que é de Análise Financeira, e onde foi estabelecido através de planilhas estimativas de custos envolvidos com a montagem do negócio.



  1. ponto




Para estabelecer o ponto foram levados em consideração os aspectos:


  • Localização: está não é tão importante, pois sempre é possível fazer uso de telefone, e web conferência com o cliente.


  • Asfalto: essencial para manter a limpeza do local de serviço


  • Vaga de estacionamento: essencial para clientes onde tenha pelo menos três a fim de ter vagas para aqueles que prefiram vir pessoalmente em nossa empresa.


  • Internet: essencial para o negócio, pois também será prestado o desenvolvimento de sites e a internet é essencial para colocar o site feito no servidor.


  • Estrutura: será composta por um banheiro, um cozinha pequena para lanches onde a mesma pode ser feita posteriormente, e 1 telefone sendo esse obviamente essencial.





  1. distribuição




Para a forma como será distribuído o produto é colocado em consideração os seguintes aspectos:


  • Canais de distribuição: internet em geral, telefone, e pessoalmente.


  • Forma de venda: pessoalmente, e pedidos pela internet.


  • Formas de entrega: com programas desktop é pessoalmente e com sites é coloca no servidor na internet, sendo o cliente apenas avisado da entrega final.





  1. propaganda (divulgação)




Para propaganda da empresa a faremos através dos seguintes métodos:


  • Será realizada através de sites e-commerce


  • Por vendedores indo pessoalmente ao cliente para oferecer um produto adequado a cada caso.


  • Site da empresa para divulgação na internet.


  • Cartão de visita para quando visitarmos nossos clientes


  • Placa de fachada para possíveis clientes que venham a nos visitar.


  • Slogan para uso nas propagandas que foi concebido: CORDOBA, a arte do desenvolvimento de sistemas.







  1. PLANO OPERACIONAL





  2. PROCESSOS DE PRODUÇÃO




Os processos de produção da empresa são compostos pela figura 01:


Figura 1 - Fluxograma processos de produção


Fonte - Autoria própria






  1. funções diretores e colaboradores




As funções envolvidas na empresa são compostas por:


  • Diretoria: como a empresa encontra-se em fase de implementação, o proprietário será responsável pela realização de todas as atividades, juntamente com possíveis funcionários a virem ser contratados.


  • Colaborador: futuramente quando a empresa estiver com recursos será possível à contratação de funcionários.


Ainda para as funções dentro da empresa é apresentado através da Figura 02:


Figura 2 - Organograma empresa


Fonte - Autoria própria






  1. análise financeira




Autor: Thyago Henrique Pacher
Nosso pessoal é especializado em produção de sistemas para nuvem de acordo com o que for necessário para sua empresa e altamente configurável. Entre em contato conosco e podera ter seu sistema até hoje mesmo com máximo de garantia de dados salvos na nuvem e podendo recupera-los a hora que quiser. Temos em nosso portfólio o desenvolvimento de bons e grandes sistemas cujo são voltados para condominios ficando em GestCCon Sistema Concierge, JedisaMunck site para muncks, Site para advogados Ronald Arruda, empresas de consignação de créditos, sites institucionais, sites para cursos online com integração a plataformas famosas tais como moodle.
Utilizamos no nosso dia a dia as melhores ferramentasimagem autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SPAM de hacker pedindo bitcoin

MER BRModelo