Lazarus IDE de programação

Ide de desenvolvimento muito parecida com delphi porém é gratuita e tem suporte ate hoje em atualizacoes e pacotes de instalacao


História


Lázaro foi iniciado em fevereiro de 1999. Foi fundada principalmente por três indivíduos:

  • Cliff Baeseman

  • Shane Miller

  • Michael A. Hess


Todos os três tinham tentado se envolver com o projeto Megido que dissolveu. Em frustração que iniciou o projeto Lazarus. Ele tem tido um crescimento constante de apoiantes e desenvolvedores durante os anos seguintes. Os fundadores não estão envolvidos com o projeto mais.

O membro mais antigo seguinte da equipe é Marc Weustink. Ele se envolveu com o projeto em agosto de 1999. Na sequência ele é Mattias Gaertner que se envolveu em setembro de 2000. Ambos foram os principais contribuintes para o núcleo do que faz Lázaro carrapato. Mais sobre a história na Wiki

Então o que é Lázaro?


Lazarus é uma IDE compatível cross-platform Delphi for Free Pascal. Ele inclui LCL que é mais ou menos compatível com a VCL do Delphi. Free Pascal é um compilador GPL'ed que roda em Linux, Win32, OS / 2, 68K e muito mais. Free Pascal é projetado para ser capaz de entender e compilar sintaxe Delphi, que é OOP. Lázaro é a parte do quebra-cabeça que faltava que irá permitir-lhe desenvolver Delphi como programas em todas as plataformas acima. Ao contrário de Java que se esforça para ser um wora, Lazarus e Free Pascal esforça-se para escrever uma vez compilar em qualquer lugar. Desde exatamente o mesmo compilador está disponível em todas as plataformas acima significa que você não precisa fazer qualquer recodificação para produzir produtos idênticos para diferentes plataformas.

Sim, mas o que sobre o GUI? O conjunto de widgets que você está usando?


Essa é a parte boa. Você decide. Lázaro está sendo desenvolvido para ser totalmente e completamente API independente. Depois de escrever o seu código que você acabou de vinculá-lo contra a API Widget conjunto de sua escolha. Se você quer usar GTK +, ótimo! Se você quer que ele seja compatível gnomo, ótimo! Enquanto o código de interface para o conjunto de widgets que você deseja usar está disponível, você pode conectar-se a ele. Se não está disponível, bem, você pode escrevê-lo.

Por exemplo. Vamos dizer que você está criando um produto no Windows usando os widgets padrão do Windows. Agora você quer criar uma versão Linux. Primeiro você decidir o conjunto de widgets que você deseja usar. Vamos supor que você quer usar GTK +. Então você copiar o código para a sua máquina Linux desenvolvimento, compilar e ligação contra a unidade GTK + interface. É isso aí. Você já acabou de criar uma versão Linux do produto Windows sem qualquer codificação adicional.

Neste ponto no desenvolvimento que estamos usando Win32, gtk2 +, Carbon e QT como nosso conjunto de widgets API. Ligações para os componentes personalizados desenhados estão em obras e outros widget sets são planejadas, também.

Então é essa coisa realmente RAD como Delphi?


Com certeza é. É totalmente concluída? N não yet.The IDE geral está completa e pode ser usado para a maioria das necessidades de programação. Vários aspectos do projeto ainda estão precisando de ajuda. Dica. Dica.

Posso usar o meu código Delphi existente?


Alguns dos que sim. Se o código é padrão pascal Delphi e utiliza os componentes padrão encontrados em Delphi, em seguida, a resposta é sim. Se ele usa algum banco de dados específico, OCX, ou DCU então a resposta seria não. Esses itens são específicos para Windows e só iria trabalhar e dentro do Windows. No entanto, se você está olhando apenas para criar um produto do Windows usando Free Pascal e Lazarus, em seguida, a resposta seria sim. Isto ainda não foi adicionado à LCL ainda, mas deverá ser possível no futuro.

Posso criar produtos comerciais com este?


Sim. O código para o compilador Free Pascal está licenciado sob a GPL. Isso significa que ele é de código aberto, livre, não importa o nome que pretende cumpri-lo. Você pode modificar o código se quiser, mas você deve distribuir essas alterações ou torná-los disponíveis para os outros, se quiserem usá-lo.

A FCL (Free Pascal Bibliotecas de componentes) e a LCL (que acabará por se tornar parte da FCL) são licenciados sob a LGPL modificada. Em uma casca de noz, isso significa que você pode escrever seu próprio software proprietário que apenas links para essas bibliotecas. Você pode vender sua aplicação sem a necessidade de fornecer ou disponibilizar seu código. No entanto, como com o compilador se fazer modificações na FCL ou LCL você deve fazer essas alterações disponíveis para o público em geral e do mundo.

Eu desisto, onde é que o nome vem?


Um dos projetos originais que fizeram uma tentativa de construir um clone Delphi foi Megido. No entanto, este esforço morreu. Lázaro como sabem foi a figura bíblica que foi ressuscitado dentre os mortos por Cristo. Soooooo. O projeto é chamado Lázaro, uma vez que foi iniciado / levantada a partir da morte do Megido.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP