Configurando ComboBox Delphi

Configurando ComboBox Delphi


O controle ComboBox (representando pela classe TComboBox) é uma combinação de uma caixa de texto (Edit) com uma lista de itens, a partir da qual um item pode ser selecionado. Geralmente usamos controles ComboBox quando queremos fornecer ao usuário uma série de opções mas dispomos de pouco espaço na janela do aplicativo. Desta forma, ao clicar na setinha do ComboBox, a lista de opções é exibida.

Dependendo do estilo do ComboBox, os usuários podem, além de escolher valores já existentes na lista de opções, digitar outros valores no controle. Certifique-se de escolher o estilo adequado de acordo com a funcionalidade que você deseja.

A forma mais comum de se colocar um controle ComboBox em um formulário é acessando a aba Standard no Tool Palette. Em seguida localize o controle TComboBox e arraste-o para a posição desejada no formulário. Em tempo de design, itens podem ser adicionados à um ComboBox da seguinte forma:

a) Selecione o controle no formulário;
b) Pressione F11 para exibir a janela do Object Inspector;
c) Localize a propriedade Items e dê duplo-clique em cima do valor TStrings (ou clique no botão ao lado do valor da propriedade;
d) A IDE do Delphi exibirá a janela do String List Editor. Adicione os itens que você deseja separando-os com Enter;
e) Clique OK e já verá os itens no componente ComboBox.

Em tempo de execução itens podem ser adicionados a um ComboBox usando-se a função Add() do objeto Items do ComboBox. A propriedade Items da classe ComboBox é do tipo TString, ou seja, é a responsável por armazenar e permitir a manipulação dos itens de um ComboBox quando estes são do tipo string. Veja:
procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
begin
// vamos adicionar três itens ao ComboBox
ComboBox1.Items.Add('Goiânia');
ComboBox1.Items.Add('Anápolis');
ComboBox1.Items.Add('Cuiabá');
end;

Para mais dicas e truques sobre como tirar o maior proveito deste controle, veja a seção correspondente ao controle ComboBox na categoria VCL (Visual Component Library) do nosso site.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP