O que é Javascript?

O que é Javascript?



JavaScript não é Java


A primeira coisa que você precisa saber: JavaScript não tem nada a ver com Java. Java é umalinguagem server-side, como PHP, Ruby, Python e tantas outras. A única coisa parecida entre eles é o nome. ;-)

Sabendo disso, quero que saiba que JavaScript é uma linguagem de programação client-side. Ela é utilizada para controlar o HTML e o CSS para manipular comportamentos na página. Me pergunte agora: "Como assim comportamento?". Agora eu respondo: um comportamento comum, por exemplo, é um submenu. Sabe quando você passa o mouse em um ítem do menu, e aparece um submenu com vários outros ítens? Pois é. A obrigação de fazer aparecer esse submenu é do JavaScript. O submenu estava escondido, e quando passamos o mouse no ítem, o submenu aparece. Todo esse comportamento quem vai executar é o JavaScript.

Quem criou o JavaScript?


O JavaScript não foi criado pelo W3C, como muitos pensam. Na verdade ele foi criado por um cara chamado Brendan Eich na Netscape (um dos precursores dos navegadores web). Ele se chamava LiveScript, mas logo seu nome foi mudado para JavaScript. Mesmo assim o nome original é ECMAScript, por que o JavaScript é mantido pela European Computer Manufacturer's Association. Ou seja, chame de JavaScript mesmo, que é como todo mundo chama.

Voltando ao assunto principal: o JavaScript não é mantido pelo W3C, ele é uma linguagem criada e mantida pela ECMA. Eles mantém uma documentação da linguagem no site deles, mas a melhor documentação ainda são os materiais que você pode encontrar na web mesmo.

Camada de comportamento


Você já deve ter lido a parte que fala sobre o desenvolvimento separando em camadas, onde explicamos que existem três camadas básicas no desenvolvimento para Web: a informação que fica com o HTML, a formatação, que fica com o CSS e o comportamento, que fica com o JavaScript.

O JavaScript é a terceira camada de desenvolvimento por que ele manipula as duas primeiras camadas, isto é: HTML e CSS. Imagine que você precise de um Slider de imagens. Toda a movimentação, ações de cliques nas setinhas e etc, é o JavaScript que vai cuidar. É isso que chamamos de comportamento.

Orientado a Objeto


Talvez seja cedo demais para falar sobre orientação a objetos em linguagens de programação, mas você precisa saber, pelo menos, que o JavaScript é uma linguagem com Orientação a Objetos. Não vamos entrar em detalhes agora, não queremos que você confunda as bolas. Mas saiba que um objeto na programação é um conjunto de informações. Objeto é um grupo de dados. Mas por hora, fique apenas com essas informações. Vamos nos aprofundar em momento oportuno.

Hello World!


Vamos fazer seu primeiro Hello World com JavaScript?

Primeiro, escreva a estrutura básica do HTML:

  1. <!DOCTYPE html>

  2. <html lang="pt-br">

  3. <head>

  4. <title>Título</title>

  5. <meta charset="utf-8">

  6. </head>

  7. <body>

  8.  

  9. </body>

  10. </html>


Agora, antes do </body> coloque este código:

  1. <script type="text/javascript">

  2. alert('Hello World!');

  3. </script>


O código final fica assim:

  1. <!DOCTYPE html>

  2. <html lang="pt-br">

  3. <head>

  4. <title>Título</title>

  5. <meta charset="utf-8">

  6. </head>

  7. <body>

  8.  

  9. <script type="text/javascript">

  10. alert('Hello World!');

  11. </script>

  12. </body>

  13. </html>


E pronto, você já escreveu seu primeiro código JavaScript. Abra esse documento HTML no browser e você vai ver uma janela de alerta aparecendo.

Você pode entender também tudo o que envolve o JavaScript nessa simples apresentação:

Seria interessante você entender melhor como que se insere um JavaScript na sua página.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP