O que faz um analista ambiental?

O Analista Ambiental é o profissional responsável por ajudar a desenvolver, implantar e manter um sistema de gestão ambiental. Está sob as responsabilidades de um Analista Ambiental:

- fazer relatórios sobre danos ambientais em consultorias privadas,

- trabalhando em órgãos públicos de fiscalização ambiental, como o IBAMA, prestar assessoria para a empresa em questões relacionadas ao meio ambiente,

- coordenar inspeções ambientais,

- participar do monitoramento de amostras de água e solo,

- controlar e atualizar a licença ambiental junto a órgãos de fiscalização ambiental e vigilância sanitária,

- desenvolver e implantar projetos que visam à diminuição do impacto sobre o meio ambiente,

- promover treinamento de capacitação aos funcionários,

- fazer redação de relatórios técnicos de auditorias ambientais,

- elaborar e gerenciar planos de gestão ambiental,

- realizar auditoria interna do sistema de gestão ambiental,

- fazer reuniões de abertura e de encerramento,

- follow-up das ações,

- fazer a análise de documentação legal ambiental e auditorias ambientais de conformidade legal em fornecedores e prestadores de serviços,

- fazer a divulgação e treinamentos da política ambiental,

- identificar e classificar aspectos e impactos ambientais,

- realizar a identificação da legislação ambiental aplicável,

- realizar trabalhos de comunicação e conscientização ambiental,

- analisar documentos e registros ambientais,

- redigir e avaliar procedimentos e instruções de trabalhos ambientais.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista Ambiental  é essencial que possua certificados de treinamentos ambientais.

 

O que é Meio Ambiente?


A ISO 14001:2015 define meio ambiente como a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações, mas o meio ambiente tem diversos conceitos, ele é o conjunto de todas as coisas vivas não-vivas que ocorrem na Terra e que formam ecossistemas, inclui toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites, também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.

Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.

No Brasil existe a PNMA, que é a Política Nacional do Meio Ambiente. A PNMA define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

 

Escopo da ISO 14001:2015

Essa norma auxilia uma organização a alcançar resultados pretendidos do sistema de gestão ambiental de uma organização, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes interessadas. Os resultados pretendidos de um sistema de gestão ambiental coerente com a política ambiental da organização incluem:

- aumento do desempenho ambiental

- atendimento dos requisitos legais e outros requisitos;

- alcance dos objetivos ambientais.

 

Meio ambiente e sustentabilidade


A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção dos ecossistemas para assegurar que estes continuem viáveis e capazes de se auto reproduzir e de manter a sua variedade biológica. É, também, a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a sua habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função de fornecedor de energia renovável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SPAM de hacker pedindo bitcoin