Segurança do Trabalho

O gerenciamento na área de segurança do trabalho cresceu em importância devido a exigências legais e das próprias organizações que cobram de seus fornecedores o atendimento a legislação e solicitam comprovação da implantação de PPRA, PCMSO, CIPA, Normas Regulamentadoras, pagamento dos impostos etc., por isso implantação de um sistema de gestão baseado na OHSAS 18001 é muito vantajoso pois ajuda a garantir que toda estrutura de SSO realmente funcione. A norma OHSAS 18001 define sistema de gestão como sendo uma estrutura organizacional com definições de respon­sabilidades técnicas e administrativas para desenvolver e implementar sua política de SSO e para gerenciar seus riscos por meio de técnicas e das melhores práticas disponíveis de SSO.

O entendimento das pessoas e das organizações também melhorou, antes as pessoas eram culpadas pelos acidentes, hoje as organizações estão conscientes de que é sua responsabilidade providenciar para que acidentes não ocorram e isso só se consegue com a existência de um sistema que identifique e corrija os problemas de saúde e segurança. A conscientização também cresceu e em muitas organizações já se trabalha não apenas para o atendimento da legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Previdência Social, mas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

As organizações eliminando os riscos , por exemplo conforme a ISO 31000 dos ambientes de trabalho, garantem aos seus traba­lhadores e as partes interessadas o bem-estar físico, mental e social, aumentando o desempenho dos profissionais. São muitas variáveis para garantir este bem-estar, é preciso analisar e implantar controles para atividades, processos, pessoas, máquinas, equi­pamentos e instalações. A maior parte dos acidentes de trabalham se devem mais a falta de ações gerenciais do que ações dos funcionários.

Acidentes trazem danos as pessoas e causam prejuízo material a organização. Este prejuízo é su­portado pela organização e pela sociedade, ou seja, atinge a empresa, o trabalhador, a família do trabalhador, a estrutura social e o governo, sendo, devido ao vasto grupo de interessados, de difícil contabilida­de e mensuração. O planejamento da organização normalmente atua sobre vários riscos, porém sem uma análise sistemática dos riscos em todos os processos a organização não consegue efetivamente garantir segurança e saúde de forma eficaz.

O sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional - SGS­SO é um conjunto de ações definidas pela organização com o propó­sito de atender as exigências legais, desenvolver uma política e objetivos de SSO e controlar os riscos de SSO inerentes às suas atividades. Estas ações e políticas são dinâmicas e devem acom­panhar a evolução das exigências e dos desvios que vão surgindo ao longo do tempo e em decorrência da adoção de novos métodos de produção, novas tecnologias e contratação de novos profissionais, o sistema de gestão de SSO pode ser entendido como uma combinação de planejamento e revi­são para melhorar o desempenho da organização em SSO.

Para um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional ser implementado é preciso definir o desempenho que a própria organização quer obter, pois a proposta é criar meios para a melhoria contínua desse desempenho, o qual deve ser monitorado por indicadores e metas. O desempenho, baseado na política e nos objetivos da organização deve ser sempre revisado para estar alinhado com os objetivos da organização, por isso esse sistema deve ser proativo. O sistema de gestão de SSO, previsto na OH­SAS 18001 têm como objetivo ser uma ferramenta para todos os envolvidos com a segurança e a saúde do trabalhador, além de ser um norte para os gestores direcionarem suas ações.

Além disso a OHSAS 18001 propõe uma linguagem comum, auxiliando as organizações a estabelecerem elementos comuns de comparação (benchmarking), metas e controle dos riscos que envolvem a segurança e a saúde do tra­balhador, porém sem estabelecer critérios específicos de desempenho, nem especificar detalhadamente como deve ser construído o sistema, o que permite que qualquer organização possa desenvolver seu próprio sistema atendendo a norma OHSAS 18001.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação NetBeans

Calcular frete pelos correios via PHP